"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

2V17: Notas da peças teatral/máscara

2V17 – TRABALHO DA UNIDADE 3
Nota do grupo: 4.6 + LÍDER  - VALENDO 5.0 (professora) + 1,0 (líderes)= 6.0
OBS: A NOTA DA DIREITA CORRESPONDE A NOTA INDIVIDUAL, DE ACORDO COM A NOTA DOS LÍDERES, QUE ESTÁ À ESQUERDA.





PROFª: Sônia e Marília


LÍDER

TOTAL
NOME
1,0
5.6
1
Amanda
1,0
5,6
2
Betina
1,0
5,6
3
Antônia
1,0
5,6
4
Clara
1,0
5,6
5
Jéssica Sena
1,0
5,6
6
Jéssica Rivelo
0,2
1,1
7
Ludmyla
1,0
5,6
8
Déborah
1,0
5,6
9
Cristiane
0,2
1,1
10
Viviane
1,0
5,6
11
Stefane
1,0
5,6
12
Tairine
1,0
5,6
13
Isabela
1,0
5,6
14
Isadora
1,0
5,6
15
Thayná
0,9
      5,0
16
Gabriela
1,0
5,6
17
Thiciane
0,8
4,5
18
Márcio
1,0
5,6
19
Raniel
1,0
5,6
20
Fábio
1,0
5,6
21
Flávio
0,0
0,0
22
João Pedro
1,0
5,6
23
Fernanda
1,0
5,6
24
Victor Pires
0,8
4,5
25
Ronaldo
0,6
3,0
26
Edgar
0,0
0,0

ENTREGA DO TRABALHO DE MOSAICO - PROF. Marília

Olá pessoal: as turmas 2M03,2M05 e 2M07 que iriam entregar o trabalho de MOSAICO nessa quinta feira (27/10) poderão entregar na próxima aula, por conta da ida ao cinema. EU ESTAREI NA ESCOLA mas não vou receber o trabalho para não prejudicar os que participarão dessa atividade. Apresentarei o conteúdo ARTE GÓTICA, para os alunos que estiverem na escola (a apostila já está aqui no blog).
Bjusssssss, Lila

sábado, 22 de outubro de 2011

3ª SÉRIE - ABSTRACIONISMO - 4ª UNIDADE


A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata.
A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre as formas e cores e as formas e cores de um ser. Por isso, uma tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica.
Os estudiosos de arte comumente consideram o pintor russo Wasily Kandinsky (1866 – 1944) o iniciador da moderna pintura abstrata. O começo de seus trabalhos neste sentido é marcado pela tela Batalha.

O Abstracionismo apresenta várias fases, desde a mais sensível até a intelectualidade máxima.
Em pouco tempo o abstracionismo dominou a pintura moderna e tornou-se um movimento bastante diversificado. Entretanto, duas tendências firmaram-se com características mais precisas: o Abstracionismo informal e o Abstracionismo geométrico.

Abstracionismo Informal: predominam os sentimentos e emoções. As cores e as formas são criadas livremente sugerindo associações com os elementos da natureza. A obra Impressão, de Kandinsky, constitui um bom exemplo dessa tendência.

Principais Artistas:

FRANZ MARC (1880-1916), pintor alemão, apaixonado pela arte dos povos primitivos, das crianças e dos doentes mentais, o pintor alemão Marc escolheu como temas favoritos os estudos sobre animais, conheceu Kandinsky, sob a influência deste, convenceu-se de que a essência dos seres se revela na abstração. A admiração pelos futuristas italianos imprimiram nova dinâmica à obra de Marc, que passou a empregar formas e massas de cores brilhantes próprias da pintura cubista.
Os nazistas destruíram várias de suas obras. As que restaram estão conservadas no Museu de Belas-Artes de Liège, no Kunstmuseum, em Basiléia, na Städtische Galarie im Lembachhaus, em Munique, no Walker Art Center, em Minneapolis, e no Guggenheim Museum, em Nova York.

WASSILY KANDINSKY (1866-1944), pintor russo, antes do abstracionismo participou de vários movimentos artísticos como impressionismo também atravessou uma curta fase fauve e expressionista. Escreveu livros, como em 1911, Sobre o espiritual na arte, em que procurou apontar correspondências simbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores, e em 1926, Do ponto e da linha até a superfície, explicação mais técnica da construção e inventividade da sua arte. Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de "Arte Degenerada".

Já no Abstracionismo geométrico, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.
As obras do pintor holandês Piet Mondrian (1872 – 1974) são as mais representativas do Abstracionismo Geométrico, pois, assim como Cézanne, ele buscava o que existe de constante nos seres, apesar de eles parecerem diferentes. Segundo Mondrian, cada coisa, seja ela uma casa, uma árvore ou uma paisagem, possui uma essência que está por trás de sua aparência. E as coisas, em sua essência, estão em harmonia no Universo. O papel do artista, para ele, seria revelar essa essência oculta e essa harmonia universal. 

Principais Artistas:

PIET MONDRIAN (1872 – 1974) Pintor holandês, suas obras são as mais representativas do Abstracionismo Geométrico, pois, assim como Cézanne, ele buscava o que existe de constante nos seres, apesar de eles parecerem diferentes. Os seres da realidade interessam o artista como um conjunto de linhas retas (verticais, horizontais, diagonais) e curvas.
Nas décadas de 1920 e 1930, entretanto, as linhas diagonais desaparecem dos seus quadros, dando lugar somente às linhas horizontais e verticais; juntamente com as cores primárias, produzem estruturas claras, brilhantes e equilibradas.
É importante notar que o equilíbrio obtido nas obras de Mondrian não é o resultante da simetria, forma tradicionalmente usada para consegui-lo Ao contrário, nesse artista o equilíbrio é o resultado da assimetria.

PAUL KLEE (1879 – 1940), artista de nacionalidade alemã, viveu na Europa no final do século XIX e na primeira metade do século XX, Foi contemporâneo das duas guerras mundiais e acompanhou de perto muitas mudanças na realidade européia. Conheceu e conviveu com artistas ligados a diferentes movimentos estáticos, mas seguiu uma linha independente e tornou-se um inovador e um dos criadores da arte do século XX.


BIBLIOGRAFIA
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São Paulo, 2000
______________. História da Arte. 17ª Ed. Ática. São Paulo. 2009

3ª SÉRIE - CUBISMO - 4ª UNIDADE

Os artístas do início do século passado interessaram-se pela obra de Cézanne, pois, para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.
Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fideliddade com a aparência real das coisas. Significava, em suma, o abandono da busca da ilusão da pespectiva ou das três dimensões dos seres, tão perseguido pelos pintores renascentistas.

Principais características:
 * geometrização das formas e volumes;
 * renúncia à perspectiva;
 * o claro-escuro perde sua função;
 * representação do volume colorido sobre superfícies planas;
 * sensação de pintura escultórica;
 * cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
  O Cubismo evoluiu em duas grandes tendências:
1.    Cubismo analítico; desenvolvido por Picasso e Braque, entre 1908 e 1911. Esses artistas trabalharam com poucas cores, o mais importante era definir um tema e apresentá-lo de todos os lados simultaneamente, chegando a uma fragmentação tão grande dos seres, que tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas.
2.    Cubismo sintético; Essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis, reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura, mas, apesar de uma certa recuperação da imagem real dos objetos, não significou o retorno a um tratamento realista do tema, a característica de representar os objetos numa visão total foi mantida, como no quadro Casas do Estaque, de Braque.
O Cubismo sintético foi chamado também de Colagem porque introduziu letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artista de criar novos efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.

Principais artistas:
Pablo Picasso - (1881-1973) Tendo vivido 92 anos e pintado desde muito jovem até próximo à sua morte passou por diversas fases: a fase Azul, entre 1901-1904, que representa a tristeza e o isolamento provocados pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são evidenciados pela monocromia e também a representa a miséria e o desespero humanos; a fase Rosa, entre 1904-1907, o amor por Fernande  origina muitos desenhos sensuais e eróticos, com a paixão de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim. Depois de descobrir a arte africana compreende que o artista negro não pinta ou esculpi de acordo com as tendência de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, com a obra Les Demoiselles d’Avignon começa a elaborar a estética cubista que, como vimos anteriormente, se fundamenta na destruição de harmonia clássica das figuras e na fragmentação da realidade.  
Aos poucos Picasso começa a voltar sua atenção para o homem europeu envolvido pelos conflitos que irão culminar com as guerras dos anos seguintes. Em 1937, pinta o seu mais famoso mural, em que representa, com veemente indignação, o bombardeio da cidade espanhola de Guernica, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.
Nessa obra em preto e branco e tons de cinza, temos fragmentos de uma cena do bombardeio de uma cidade.
Além de pintor, Picasso foi gravador e escultor, realizando nessas atividades uma obra independente da pintura. Suas gravuras são trabalhos de um autêntico gravador e não de um pintor que também faz gravuras, pois dominou com vigor variadas técnicas dessa arte.

Georges Braque - (1882-1963, 81 anos) Foi um pintor e escultor francês que juntamente com Pablo Picasso inventaram o Cubismo. Braque iniciou a sua ligação as cores, na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1889, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e cores puras (fovismo). No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914 devido a Grande Guerra se separaram. Braque foi mobilizado e ferido na cabeça em 1915, tendo sido agraciado com a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura.
Dos artistas brasileiros destacamos:

Rego Monteiro - (1899-1970) Um dos primeiros artistas brasileiros a realizar uma obra dentro da estética cubista. Estudou em Paris, depois da Semana de Arte Moderna, sua vida alternou-se entre a França e o Brasil. Foi reconhecido também naquele país, tem seus quadros dentro do acervo de alguns importantes museus. Obra destacada: Cita.

BIBLIOGRAFIA
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ática. São Paulo, 2000
______________. História da Arte. 17ª Ed. Ática. São Paulo, 2009