"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

domingo, 12 de agosto de 2012

1ª SÉRIE - 2012 - 1ª UNIDADE - TEXTO 3 - DIVERSAS MANIFESTAÇÕES NAS ARTES VISUAIS


DESENHO: pode ser definido como a arte de representar objetos por meio de linhas e sombras. Na história da humanidade, antes mesmo de representar a realidade pela escrita, os homens desenhavam. As primeiras expressões artísticas são desenhos: os desenhos das cavernas.
Podemos dizer que o desenho vem antes de todas as coisas que o homem produz: roupas, sapatos, casas, edifícios, pontes, automóveis, aviões, móveis, computadores, utensílios, ferramentas, louças, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos... O desenho é a matriz de outras formas de expressão visual que têm como base um esboço: a pintura, a gravura, a escultura, e às vezes até mesmo o cinema, pois muitos diretores famosos gostam de desenhar personagens ou cenas que imaginam antes de filmá-las.
O desenho em preto e branco é feito com lápis, carvão ou lápis-de-cera sobre papel. Há diversas técnicas e diferentes tipos de desenho, dependendo do material que é usado, do tema e do objetivo que o desenhista tem em mente. 
BICO-DE PENA: a técnica de desenho o bico-de-pena é muito antiga. Este desenho baseia-se no uso criativo e primoroso do ponto e da linha. Em suas infinitas variações, cruzamentos e combinações, o ponto e a linha criam formas, relevos, texturas, tonalidades, luz e sombra.
Na Idade Média, os monges começaram a difundir esse tipo de desenho, que era feito com um instrumento de bambu ou de pena de ganso. No Renascimento, essa técnica foi muito apreciada. Alguns artistas associaram o bico-de-pena com a aquarela alcançando efeitos maravilhosos. A tinta tradicional é o nanquim preto, embora se possam usar também os coloridos. Hoje há diversos tipos de caneta. A mais comum é a de metal para mergulhar na tinta. 
HISTÓRIA EM QUADRINHOS: O desenho é a base da história em quadrinhos. Nessa forma de expressão, o artista trabalha com narrativa, seqüência, continuidade e movimento. A história em quadrinhos é uma manifestação moderna, pois surgiu a partir da Revolução Industrial e do progresso técnico que permitiu a impressão e a distribuição de revistas em larga escala.
Essas histórias surgiram primeiramente nos jornais, em tiras, para atrair mais leitores adultos, e caíram no gosto das crianças. Por volta de 1930 surgiram as revistas exclusivamente de histórias em quadrinhos, e os heróis americanos se tornaram conhecidos em todo o mundo. Hoje, são os japoneses que fazem sucesso.
O artista gráfico usa uma variedade imensa de recursos e artifícios no seu trabalho: enquadramento, perspectiva, efeitos de luz e sombra, movimento, expressões faciais e corporais para seduzir o leitor e evitar a monotonia. As histórias em quadrinhos obedecem a uma série de princípios, que são:
1. Os personagens são de fácil reconhecimento no decorrer da história. Nunca envelhecem nem mudam de roupa ou de cabelo. Os heróis são bons e bonitos, e os seus adversários são malvados e feios.
2. Os diálogos vêm dentro de balões que apontam para a pessoa que fala.
3. O pensamento tem um balão com uma fila de bolinhas na direção do personagem.
4. Os ruídos, expressos por meio de onomatopéias, vêm dentro de um balão cheio de pontas.

5. Os gritos são expressos por maiúsculas grandes e sussurros são expressos por meio de letras pequenas e com o balão feito de linhas pontilhadas.
6. Imagens traduzem conceitos: serrote = ronco; lagartos, caveiras e bombas = palavrões...

No enquadramento dos elementos o desenhista utiliza o recurso do cinema com a técnica de planos de perspectiva.
Os planos:
a) Plano de exagero: utiliza só a parte do rosto ou detalhe de um objeto.
b) Plano médio: da cabeça aos ombros.
c) Plano geral: toda a figura.

d) Plano 3/4 ou americano: até os joelhos.

Perspectivas:
a) Para conseguir uma visão de longa distância.
b) De tomada de cima.
c) De tomada de baixo.
Expressões: riso, pranto, raiva, desprezo, assombro, dúvida, meditação.
Balões: Normalmente, o balão apresenta formas distintas e é colocado à direita do personagem. Nele escrevem-se os textos que correspondem aos diálogos, sons inarticulados, pensamentos, metáforas visuais e ruídos visuais, de acordo com o que expressa o personagem.
Metáforas visualizadas: expressam o estado físico e psíquico dos personagens. Normalmente são acompanhados de recursos gráficos. Os recursos gráficos dão vida e movimento aos desenhos.

Onomatopéia: Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias. As onomatopéias, em geral, são de entendimento universal. 
PINTURA: A pintura é o ramo da arte visual que, com o uso de tinta para criar linhas e cores, representa sobre uma superfície as concepções do artista. Na pré-história a tinta era conseguida a partir da madeira, ossos queimados, cal, terra, minérios em pó, misturados à água ou a gordura dos animais. Durante muitos séculos os templos, os palácios e as casas eram decoradas com pinturas feitas com pigmentos misturados à argamassa fresca e úmida com que se fazia o acabamento das paredes: os afrescos
                                 Santa Cecília, afresco de Arnaldo Mecozzi (1922) , Catedral Nossa Senhora do Desterro - Jundiaí,SP
                   Afresco de Arnaldo Mecozzi (1922) - Catedral Nossa Senhora do Desterro - Jundiaí, SP
 
Do século V até o século XVI, na Europa, o pigmento retirado dos elementos da natureza era misturado com gema de ovo e água para obter a tinta conhecida como têmpera. Mas, além de secar muito rapidamente, a têmpera, ao endurecer, rachava-se.
No início do século XV, os pintores começaram a misturar os pigmentos no óleo de linhaça. Essa invenção é atribuída ao pintor Jan Van Eyk (1390 – 1441). Já que o óleo demorava mais a secar, foi possível detalhar melhor o trabalho e alcançar mais luminosidade.
Por volta de 1840, as tintas passaram a ser vendidas em tubos, facilitando a vida dos artistas, que já não precisavam mais fabricar suas próprias tintas. Essa técnica permitiu novos efeitos e formas de acabamento. Além do pincel, os pintores passaram, pouco a pouco, a usar espátulas e os trabalhos começaram a apresentar uma textura diferente: com relevo e excesso de tinta.

O desenvolvimento da indústria permitiu o uso de resinas acrílicas (plásticas) na fabricação de tintas que são diluídas em água, não tem cheiro forte, secam mais rapidamente que a tinta a óleo e permitem uma variedade muito grande de efeitos. Hoje há uma infinidade de recursos à disposição dos artistas e uma liberdade ilimitada para trabalhar com os materiais.

GRAVURA: Algumas técnicas permitem que a obra de arte tenha várias cópias. A partir de uma matriz, pode-se reproduzi-la várias vezes. Uma dessas técnicas é a gravura.
Um pouco antes da invenção da imprensa de letras móveis e combináveis, por Gutenberg, surgiu a gravura na madeira, ou xilogravura. Pequenos folhetos com imagens de santos e orações eram produzidos nessa técnica no fim da Idade Média, para serem distribuídos entre os devotos.

Depois evoluíram para a gravura em metal, técnica de gravar com ácido sobre o metal (cobre, zinco ou aço), que é usada até hoje por muitos artistas.
Por volta do século XVIII, surgiu a litografia, que é uma técnica em que a matriz é feita de pedra calcária. O desenho é feito diretamente na pedra bem lisa, com pena e tinta ou lápis cera, que penetra nos poros da pedra. Terminado o desenho, espalha-se sobre a pedra uma mistura de água, goma arábica e ácido nítrico. Passa-se água e depois tinta sobre a pedra. A área desenhada retém a tinta e a pedra molhada a repele. O papel é colocado em contato com a pedra e recebe a impressão exata do desenho. 

A serigrafia é outra técnica que trabalha com matriz. Era conhecida pelos chineses, mas somente chega ao ocidente no século XIX. A serigrafia imprime em qualquer superfície: papel, madeira, porcelana, tecido, metal. Usa uma matriz de tecido fino (seda, tecido sintético, tela), que é esticada e montada numa moldura. 


ESCULTURA E MODELAGEM: Nas artes visuais a forma em três dimensões tem um espaço muito importante. A Escultura e a Modelagem consideram a largura, altura e profundidade, ou seja, as três dimensões do objeto.
As primeiras formas, assim, talvez tenham sido feitas na pré-história, por modelagem na terra úmida. Os artesãos passaram depois a usar materiais mais duráveis, como o barro cozido (terracota). Com o progresso na criação de ferramentas, chegaram a esculpir a madeira, a pedra, o marfim e, finalmente, os metais. Muitas vezes a produção de imagens em três dimensões estava associada a crenças, ritos religiosos ou costumes, mas transformou-se numa arte independente dessas práticas.
A Modelagem trabalha com material flexível: barro, argila, cera, massa, pastas plásticas industrializadas. Alguns desses materiais são colocados em alta temperatura (900°c) para endurecerem, outros secam apenas em contato com o ar.

Há filmes animados a partir de bonecos de massa plástica que têm feito muito sucesso.
A Escultura é a arte que trabalha com materiais duros, cortando-os com instrumentos adequados para obter uma forma desejada. Ela representa a forma em qualquer um desses materiais: madeira, pedra, marfim, mármore, metais. Há esculturas em vários tamanhos e algumas são colocadas ao ar livre para apreciação do público.

 


FOTOGRAFIA: As grandes descobertas científicas trouxeram novas possibilidades para a criação artística e abriram novos horizontes expressivos. No início do século XIX, conhecimentos sobre ótica e química permitiram o nascimento da fotografia.




O químico francês Nicéfhore Niépce conseguiu a primeira imagem colocando uma placa de estanho tratada por emulsão especial de betume-da-judéia em exposição ao sol por oito horas. Ele fixou uma vista do pátio de sua casa.
Louis Daguerre, colaborador de Niépce, aperfeiçoou esta técnica, diminuindo o tempo de exposição. Suas imagens ficaram conhecidas como daguerreóticos. Neste período foram feitas, ainda com muita dificuldade, várias imagens de pessoas importantes, cenas de guerra, monumentos, paisagens.

A fotografia chegou no Brasil em1840, através do abade LOUIS COMPTE, capelão de um navio-escola francês que aportou de passagem pelo Rio de Janeiro. Ele trouxe a novidade de Paris para a cidade, introduzindo a DAGUERREOTIPIA no país. Apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II (na época com 14 anos de idade), que entusiamado, adquiriu um desses aparelhos, possivelmente a primeira máquina desta arte em mãos brasileiras.Tornou-se assim, o primeiro fotógrafo brasileiro com menos de 15 anos de idade! Mais tarde, já um grande colecionador e um verdadeiro incentivador dessa arte, atribuiu títulos e honrarias aos principais fotógrafos atuantes no país. Promoveu a arte fotográfica brasileira e difundiu a nova técnica por todo o país.
No fim do século XIX, após constantes progressos, a fotografia com filme em rolo e máquina portátil já estava sendo usada. Nessa época certos pintores menos prezaram a fotografia e passaram a vê-la apenas como meio de substituir o modelo vivo nos primeiros passos da pintura de retratos.
Os fotógrafos, por sua vez, compreenderam que poderiam usar a técnica não apenas como um documento da realidade, mas como uma forma de expressão artística que poderia provocar emoções e transmitir idéias e pensamentos.

Linguagens audiovisuais

CINEMA: O cinema faz parte da vida de todos nós. Sua invenção foi possível a partir dos progressos na técnica da fotografia associados a idéias antigas, como a dos primeiros teatros de sombras (sombras que os orientais projetavam em uma parede para contar uma história), das marionetes e da lanterna mágica (figuras ampliadas e projetadas a partir de vidros ilustrados diante da iluminação de uma vela – século XVII).
Todos eles utilizam a capacidade do olho humano de guardar por um décimo de segundo uma imagem. Quando as diversas fases sucessivas de um movimento são decompostas em imagens independentes (fotogramas) e projetadas numa velocidade de vinte e quatro imagens por segundo, criam no espectador a ilusão do movimento contínuo.
Em sua origem o cinema era mudo e em preto-e-branco. Os primeiros filmes são de curta duração (um ou dois minutos) e mostram cenas do cotidiano captadas ao ar livre por uma câmera fixa. A primeira exibição pública de um filme, “A chegada de um trem à Estação de Ciotat”, é realizada em dezembro de 1895, em Paris, pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. Os dois franceses haviam criado o cinematógrafo, aparelho capaz de exibir imagens em movimento, e são considerados os inventores do cinema.

É nos Estados Unidos que se concentra a produção e são montados os primeiros estúdios de filmagem, em Hollywood. Além dos documentários, o gênero de filme mais comum é a comédia, baseada na mímica, alma do cinema mudo. Durante a exibição dos filmes mudos era comum a música de fundo ser tocada por um pianista ao vivo. A grande estrela dessas produções é Charles Chaplin (1889-1977), o Carlitos.

Em 1927 surge o primeiro filme falado: “O Cantor de Jazz”, um filme de Alan Crosland. A cor somente começou a chegar ao cinema em 1932. O cinema evoluiu rapidamente e hoje temos superproduções que utilizam efeitos especiais incríveis, conseguidos a partir do computador.
No Brasil, a primeira sessão pública de cinema é realizada no Rio de Janeiro em 1896. De lá para cá o nosso cinema evoluiu muito.
O cinema utiliza muitos recursos provenientes das artes visuais, mas há processos que são exclusivos da produção de filmes. Enquadramento, composição, cor, luz e sombra são elementos que compõem o alfabeto cinematográfico, mas é importante compreender também outros conceitos:
Primeiro Plano: imagem bem próxima, como a de um rosto, por exemplo.
Plano Médio: uma pessoa quase de corpo inteiro.
Plano Geral: uma rua, uma paisagem, uma cidade.
Montagem: reunião por meio do corte e emendas das diversas partes filmadas, criando a continuidade e o ritmo da narrativa.

FILME DE ANIMAÇÃO: Você já deve conhecer uma brincadeira que se faz com desenhos colocados no cantinho do caderno escolar. As figuras apresentam pequenas modificações nos gestos e são colocadas cada uma em uma página. Quando seguramos firmemente o caderno e passamos as páginas, soltando-os rapidamente, temos a ilusão do movimento. Este é o princípio que deu origem ao filme de animação ou desenho animado, como é chamado.
Com a invenção do cinema, como vimos, foi possível decompor o movimento de uma figura em uma série de imagens sucessivas – os fotogramas. Quando estes fotogramas são projetados numa tela a uma velocidade de 24 imagens por segundo (como já vimos anteriormente) dão ao expectador a impressão do movimento. Isso porque nossos olhos retêm a imagem. Além dos filmes propriamente ditos, essa técnica permitiu a animação de desenhos, de figuras feitas em massa, de objetos e de bonecos.
Cada desenho é fotografado por uma máquina cinematográfica especial e revelado numa fita contínua. Na projeção, esse filme produz uma imagem na qual as figuras e objetos desenhados parecem mover-se como se fossem dotados de vida e mobilidade. Para cada 10 minutos de filme são necessários 14.000 fotogramas, ou seja, 4.000 desenhos diferentes.
O uso do computador facilitou muito o trabalho que era inicialmente todo manual. Hoje há programas especiais para a elaboração de animação por computador, o que permitiu uma grande expansão na produção.
O primeiro desenho animado de longa metragem foi “Branca de Neve e os Sete Anões”, feito em 1937, por Walt Disney.

TELEVISÃO: A televisão também herdou algumas características do cinema, mas sua possibilidade de transmitir “ao vivo”, simultaneamente ao acontecimento, no tempo presente e real, e sua praticidade de estar dentro dos lares, tornaram esse o meio mais poderoso de transmissão de informações, idéias e ideais.
 A capacidade que a televisão tem de aglutinar e incorporar rapidamente inúmeros outros recursos de produção de informação, cultura e imagens, como teatro, música, dança, literatura, jornalismo, propaganda, esportes, cinema, vídeo, computação e fotografia, amplia suas possibilidades de comunicação. Por isso a televisão ultrapassa todos os limites do simples entretenimento e se transforma num fator fundamental ao panorama econômico, cultural e social da modernidade.
A história da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exatas, que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo.
Em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o Selênio, mas só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o Selênio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta foi possível a transmissão de imagens por meio de corrente elétrica.
Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto transmissor.
Em setembro de 1950, inaugura-se a TV Tupi de São Paulo, pertencente ao jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema baseado no americano.
Nesses anos de desenvolvimento, a televisão brasileira passou a ser uma das melhores do mundo e transformou-se numa grande indústria cultural que exporta seus programas e suas telenovelas para inúmeros países.
A possibilidade de canais estrangeiros serem captados hoje em qualquer televisor doméstico intensifica a idéia de que o mundo transformou-se numa grande “aldeia”.
Entretanto nós, telespectadores, devemos ser muito esclarecidos e críticos para não nos deixarmos manipular e influenciar cegamente pelas idéias, modismos, valores e necessidade de consumo, veiculados pela televisão de forma tão sedutora.

IMAGENS FEITAS COM O COMPUTADOR: Estamos vivendo a era da informática. Tudo está sendo reconsiderado a partir da possibilidade de ser feito no computador. A arte também. Muitos artistas estão explorando as possibilidades de se produzir efeitos estéticos com o que chamamos de computação gráfica. Trata-se de uma ferramenta muito versátil na criação de imagens bidimensionais e tridimensionais, na multiplicação automática de desenhos, no envio e captação de imagens via internet, etc.
Há programas especiais que estão ao alcance de todos, mas exige muito treino, muita paciência, habilidade e tempo, pois fornecem milhares de figuras e infinitas possibilidades de transformação dessas figuras. A televisão e o cinema têm explorado bastante esses caminhos.
É bom lembrar que o computador, embora à primeira vista possa parecer uma máquina maravilhosa e capaz de criar imagens fantásticas, apenas realiza aquilo para o qual foi programado. Ele não substitui a sensibilidade, o conhecimento, a imaginação e a inventividade dos seres humanos. Nem invalida as outras técnicas artísticas que sobrevivem à passagem de milênios, sempre renovadas pela nossa criatividade.
(baseado em texto de Jô Oliveira e Lucília Garcez)

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