"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin)

terça-feira, 28 de julho de 2015

3ª Série - Atividade de Geografia para o trabalho interdisciplinar Um novo olhar sobre Salvador

Geografia

1ª ETAPA:  PESQUISA

1 – Localizar utilizando a ferramenta Google Maps os pontos visitados. Após localização, produzir um mapa que deverá conter título, legenda e escala.
2 – Cada grupo deve pegar uma foto da sua área de trabalho dos anos 1900 e outra atual (2015)
Abaixo devem constar os aspectos socioeconômicos de cada foto.
3 –  Investigar como ocorreu a evolução urbana da área/sítio/região pesquisada.



2ª PARTE: APRESENTAÇÃO

O grupo deverá apresentar a atividade na forma de banner e/ou cartazes e entregará no dia da apresentação o material escrito referente as pesquisas realizadas.
Apresentação no dia da culminância 08/08/15.


terça-feira, 21 de julho de 2015

1ª Série - Diversas Manifestações das Artes Visuais - parte 1 - 2ª Unidade - 2015

DESENHO: pode ser definido como a arte de representar objetos por meio de linhas e sombras. Na história da humanidade, antes mesmo de representar a realidade pela escrita, os homens desenhavam. As primeiras expressões artísticas são desenhos: os desenhos das cavernas.
Podemos dizer que o desenho vem antes de todas as coisas que o homem produz: roupas, sapatos, casas, edifícios, pontes, automóveis, aviões, móveis, computadores, utensílios, ferramentas, louças, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos... O desenho é a matriz de outras formas de expressão visual que têm como base um esboço: a pintura, a gravura, a escultura, e às vezes até mesmo o cinema, pois muitos diretores famosos gostam de desenhar personagens ou cenas que imaginam antes de filmá-las. 
O desenho em preto e branco é feito com lápis, carvão ou lápis-de-cera sobre papel. Há diversas técnicas e diferentes tipos de desenho, dependendo do material que é usado, do tema e do objetivo que o desenhista tem em mente.

BICO-DE PENA: a técnica de desenho o bico-de-pena é muito antiga. Este desenho baseia-se no uso criativo e primoroso do ponto e da linha. Em suas infinitas variações, cruzamentos e combinações, o ponto e a linha criam formas, relevos, texturas, tonalidades, luz e sombra.
Na Idade Média, os monges começaram a difundir esse tipo de desenho, que era feito com um instrumento de bambu ou de pena de ganso. No Renascimento, essa técnica foi muito apreciada. Alguns artistas associaram o bico-de-pena com a aquarela alcançando efeitos maravilhosos. A tinta tradicional é o nanquim preto, embora se possam usar também os coloridos. Hoje há diversos tipos de caneta. A mais comum é a de metal para mergulhar na tinta.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: O desenho é a base da história em quadrinhos. Nessa forma de expressão, o artista trabalha com narrativa, sequência, continuidade e movimento. A história em quadrinhos é uma manifestação moderna, pois surgiu a partir da Revolução Industrial e do progresso técnico que permitiu a impressão e a distribuição de revistas em larga escala.
Essas histórias surgiram primeiramente nos jornais, em tiras, para atrair mais leitores adultos, e caíram no gosto das crianças. Por volta de 1930 surgiram as revistas exclusivamente de histórias em quadrinhos, e os heróis americanos se tornaram conhecidos em todo o mundo. Hoje, são os japoneses que fazem sucesso.
O artista gráfico usa uma variedade imensa de recursos e artifícios no seu trabalho: enquadramento, perspectiva, efeitos de luz e sombra, movimento, expressões faciais e corporais para seduzir o leitor e evitar a monotonia. As histórias em quadrinhos obedecem a uma série de princípios, que são:
1. Os personagens são de fácil reconhecimento no decorrer da história. Nunca envelhecem nem mudam de roupa ou de cabelo. Os heróis são bons e bonitos, e os seus adversários são malvados e feios.
2. Os diálogos vêm dentro de balões que apontam para a pessoa que fala.
3. O pensamento tem um balão com uma fila de bolinhas na direção do personagem.
4. Os ruídos, expressos por meio de onomatopéias, vêm dentro de um balão cheio de pontas.
5. Os gritos são expressos por maiúsculas grandes e sussurros são expressos por meio de letras pequenas e com o balão feito de linhas pontilhadas.
6. Imagens traduzem conceitos: serrote = ronco; lagartos, caveiras e bombas = palavrões...

No enquadramento dos elementos o desenhista utiliza o recurso do cinema com a técnica de planos de perspectiva.
Os planos:
a) Plano de exagero: utiliza só a parte do rosto ou detalhe de um objeto.
b) Plano médio: da cabeça aos ombros.
c) Plano geral: toda a figura.
d) Plano 3/4 ou americano: até os joelhos.
 Perspectivas:
a) Para conseguir uma visão de longa distância.
b) De tomada de cima.
c) De tomada de baixo.
 Expressões: riso, pranto, raiva, desprezo, assombro, dúvida, meditação.
 Balões: Normalmente, o balão apresenta formas distintas e é colocado à direita do personagem. Nele escrevem-se os textos que correspondem aos diálogos, sons inarticulados, pensamentos, metáforas visuais e ruídos visuais, de acordo com o que expressa o personagem.
 Metáforas visualizadas: expressam o estado físico e psíquico dos personagens. Normalmente são acompanhados de recursos gráficos. Os recursos gráficos dão vida e movimento aos desenhos.
 Onomatopéia: Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias. As onomatopéias, em geral, são de entendimento universal.

PINTURA: A pintura é o ramo da arte visual que, com o uso de tinta para criar linhas e cores, representa sobre uma superfície as concepções do artista. Na pré-história a tinta era conseguida a partir da madeira, ossos queimados, cal, terra, minérios em pó, misturados à água ou a gordura dos animais. Durante muitos séculos os templos, os palácios e as casas eram decoradas com pinturas feitas com pigmentos misturados à argamassa fresca e úmida com que se fazia o acabamento das paredes: os afrescos.
Do século V até o século XVI, na Europa, o pigmento retirado dos elementos da natureza era misturado com gema de ovo e água para obter a tinta conhecida como têmpera. Mas, além de secar muito rapidamente, a têmpera, ao endurecer, rachava-se.
No início do século XV, os pintores começaram a misturar os pigmentos no óleo de linhaça. Essa invenção é atribuída ao pintor Jan Van Eyk (1390 – 1441). Já que o óleo demorava mais a secar, foi possível detalhar melhor o trabalho e alcançar mais luminosidade.
Por volta de 1840, as tintas passaram a ser vendidas em tubos, facilitando a vida dos artistas, que já não precisavam mais fabricar suas próprias tintas. Essa técnica permitiu novos efeitos e formas de acabamento. Além do pincel, os pintores passaram, pouco a pouco, a usar espátulas e os trabalhos começaram a apresentar uma textura diferente: com relevo e excesso de tinta.
O desenvolvimento da indústria permitiu o uso de resinas acrílicas (plásticas) na fabricação de tintas que são diluídas em água, não tem cheiro forte, secam mais rapidamente que a tinta a óleo e permitem uma variedade muito grande de efeitos. Hoje há uma infinidade de recursos à disposição dos artistas e uma liberdade ilimitada para trabalhar com os materiais.

GRAVURA: Algumas técnicas permitem que a obra de arte tenha várias cópias. A partir de uma matriz, pode-se reproduzi-la várias vezes. Uma dessas técnicas é a gravura.
Um pouco antes da invenção da imprensa de letras móveis e combináveis, por Gutenberg, surgiu a gravura na madeira, ou xilogravura. Pequenos folhetos com imagens de santos e orações eram produzidos nessa técnica no fim da Idade Média, para serem distribuídos entre os devotos.
Depois evoluíram para a gravura em metal, técnica de gravar com ácido sobre o metal (cobre, zinco ou aço), que é usada até hoje por muitos artistas.
Por volta do século XVIII, surgiu a litografia, que é uma técnica em que a matriz é feita de pedra calcária. O desenho é feito diretamente na pedra bem lisa, com pena e tinta ou lápis cera, que penetra nos poros da pedra. Terminado o desenho, espalha-se sobre a pedra uma mistura de água, goma arábica e ácido nítrico. Passa-se água e depois tinta sobre a pedra. A área desenhada retém a tinta e a pedra molhada a repele. O papel é colocado em contato com a pedra e recebe a impressão exata do desenho.
A serigrafia é outra técnica que trabalha com matriz. Era conhecida pelos chineses, mas somente chega ao ocidente no século XIX. A serigrafia imprime em qualquer superfície: papel, madeira, porcelana, tecido, metal. Usa uma matriz de tecido fino (seda, tecido sintético, tela), que é esticada e montada numa moldura.

ESCULTURA E MODELAGEM: Nas artes visuais a forma em três dimensões tem um espaço muito importante. A Escultura e a Modelagem consideram a largura, altura e profundidade, ou seja, as três dimensões do objeto.
As primeiras formas, assim, talvez tenham sido feitas na pré-história, por modelagem na terra úmida. Os artesãos passaram depois a usar materiais mais duráveis, como o barro cozido (terracota). Com o progresso na criação de ferramentas, chegaram a esculpir a madeira, a pedra, o marfim e, finalmente, os metais. Muitas vezes a produção de imagens em três dimensões estava associada a crenças, ritos religiosos ou costumes, mas transformou-se numa arte independente dessas práticas.
A Modelagem trabalha com material flexível: barro, argila, cera, massa, pastas plásticas industrializadas. Alguns desses materiais são colocados em alta temperatura (900°c) para endurecerem, outros secam apenas em contato com o ar.
Há filmes animados a partir de bonecos de massa plástica que têm feito muito sucesso.
A Escultura é a arte que trabalha com materiais duros, cortando-os com instrumentos adequados para obter uma forma desejada. Ela representa a forma em qualquer um desses materiais: madeira, pedra, marfim, mármore, metais. Há esculturas em vários tamanhos e algumas são colocadas ao ar livre para apreciação do público.

 (baseado em texto de Jô Oliveira e Lucília Garcez)


1ª Série - Refletindo sobre a Arte - 2ª Unidade 2015

A arte é a linguagem de um idioma que desconhece fronteiras, etnias, credos, épocas. Seja a linguagem das obras de arte daqui, seja de outros lugares, de hoje, ontem, ou daqueles que estão por vir, traz em si a qualidade de ser a linguagem cuja leitura e produção existe em todo o mundo e para todo mundo.
A Arte é uma forma de criação de linguagens – a linguagem visual (pintura, desenho, escultura, gravura, fotografia, cinema, etc), a linguagem musical (o canto e a música)e a linguagem cênica (teatro e dança), entre outras.
Toda linguagem artística é um modo singular de o homem refletir o seu estar-no-mundo.
A arte é necessária: de tudo que observamos, pensamos e refletimos podemos concluir que a arte tem várias funções na sociedade e na cultura. Entre as funções da Arte, as principais são:

  1. Refletir, pensar, questionar: Como nunca pensei nisso? Como as coisas podem se vistas assim? O que isso representa? O que me diz?
  2. Distrair: que agradável observar uma obra tão bem feita!
  3. Usufruir do prazer estético: Como o artista soube usar bem o seu material! Que efeito interessante! Que ideia bem realizada!
  4. Fugir da realidade: E se as coisas fossem assim?
  5. Diminuir a solidão: Ele sente a mesma sensação que eu!
  6. Entender o ser humano: Como esse artista via o mundo de maneira diferente!
7. Conhecer o mundo: Quer dizer que essa forma de comunicação representa uma época? Um período estético?
8. Organizar, compreender os próprios sentimentos: que emoção estranha sinto com esse quadro! Será que estou gostando? Será que estou assustado com a imaginação do artista? Porque esse tema me incomoda?
9. Vivenciar outras realidades: Esse quadro parece que saiu de um pesadelo! Como ele pensou nisso?
10. Conhecer outra forma de ver o mundo: E eu que nunca tinha pensado assim!   

A experiência estética que a arte proporciona é uma forma de felicidade muito especial, porque é transformadora. Ela nos modifica pela emoção que proporciona. Para interagir e apreciar a arte usamos: experiências anteriores, percepção, habilidades comunicativas, visuais e espaciais; informações; sensibilidade; imaginação. Assim, quanto mais desenvolvemos estas capacidades, competências e habilidades mais nos aproximamos do mundo da arte.

Para entender a arte dependemos de algumas habilidades:

1. Observação: é uma habilidade que depende de olhar com interesse dirigido, examinar minuciosamente, focalizar a atenção, concentrar o pensamento e os sentidos com vontade de ver, de aprender, de perceber os detalhes significativos. É como usar uma lente de aumento sobre algum objeto.

2. Memorização: a memória visual é a capacidade de registrar com certa precisão aquilo que foi observado, de forma que, passando algum tempo, seja possível relembrar o que foi visto.

3Análise e Síntese: A observação e a memória trabalham juntas nos procedimentos de análise. Analisar é desenvolver e aprofundar a observação. De uma percepção mais geral, o analista segue para a decomposição das partes do objeto observado. Para isso utiliza-se de um método apropriado a cada objetivo. O método é uma espécie de roteiro a ser seguido na análise dos elementos que compõem o objeto.
Alguns exemplos desses elementos: cor, forma, textura, durabilidade, utilidade, etc.
Todos esses fatores se combinam e são orientados pelo gosto pessoal no momento em que precisamos analisar algum objeto. Usamos então esses elementos como argumento, ou seja, para fundamentar apreciação do tal objeto em análise. Essa análise leva a uma conclusão que chamamos síntese: é a essência da observação do objeto.

4. Orientação Espacial / Sentido de dimensão
Para utilizar a orientação espacial precisamos observar os espaços, memorizar direções e posições relativas a outras, bem como fixar pontos de referência para facilitar a localização.
Outra habilidade associada a essa orientação espacial é a percepção das dimensões, dos volumes, ou seja, do tamanho dos objetos.
O sentido da dimensão é a capacidade de avaliar a olho nu as dimensões dos espaços, das construções, dos objetos e de confrontá-los considerando as suas proporções.

5. Pensamento Lógico: Focalizamos as habilidades que nos asseguram uma percepção mais exata da realidade: a observação, a análise, a síntese, a orientação e o sentido de dimensão. Todas elas estão relacionadas à percepção da realidade. Dependem muito, portanto, do pensamento lógico: Vamos do geral para o particular, do particular para o geral, outra vez do geral para o particular e formulamos uma síntese do todo. Essa síntese tem explicação, fundamento, justificativa, argumentos que conduzem o pensamento numa determinada direção.

6. Pensamento Criativo: caminha por trajetos diferentes dos percursos do nosso pensamento lógico. Mais isso não quer dizer que a imaginação seja autônoma, que não precise de informação.
Quanto mais conhecemos, mais nossa imaginação tem material para trabalhar. Os artistas são, em geral, pessoas bem informadas, que conhecem profundamente a técnica que usam e o mundo que querem representar ou expressar por meio de suas criações. Quando os artistas trabalham com a imaginação estão também trabalhando com as informações que têm da realidade e de alguma forma estão fazendo alterações surpreendentes, engraçadas, assustadoras, envolventes, sobre estas informações.
Geralmente associamos a imaginação ao devaneio (sonho), à divagação (“viagem”) e à distração, mas o testemunho de artistas é de que a imaginação é uma forma de trabalho. Às vezes vai por caminhos diferentes do lógico, da razão, do raciocínio, mas nem por isso deixa de ser um trabalho: um trabalho com a liberdade de pensamento.
  

 OLIVEIRA,Jô; GARCEZ, Lucíola. Explicando a Arte: Uma iniciação para entender e apreciar as Artes Visuais. Rio de Janeiro. Ediouro, 2006.



1ª Série - Arte na nossa vida - 2ª Unidade 2015

Você pode pensar que não conhece arte, que não convive com objetos artísticos, mas estamos todos muito próximos da arte. Nossa vida está cercada dela por todos os lados.
Ao acordar pela manhã, se você olhar um relógio para saber a hora, você poderá ter o primeiro contato do dia com a arte. O relógio, qualquer que seja o seu desenho, passou por um processo de produção que exigia planejamento visual. Especialistas estudaram e aplicaram noções de arte. A forma do seu relógio é resultado de uma longa história da imaginação humana e das suas preferências. A cor, a forma, o volume, o material escolhido, tudo isso está testemunhando o tempo e a transformação do gosto e da técnica. Ao observá-lo, você percebe se é um objeto antigo ou moderno, você reconhece que quem o desenhou preferia formar curvas ou retas, cores discretas ou fortes, metais, plásticos ou pedras brilhantes.
Quem escolhe um relógio para comprar, decide com base em suas preferências pessoais. Alguns preferem os mais elaborados, outros preferem os mais simples. É o gosto pessoal que predomina, e este pode variar infinitamente. E, como diz a sabedoria popular: “gosto não se discute”. Mas, quem sabe possamos discutir o gosto?
Em outros objetos do seu quarto e de seu cotidiano você pode observar a presença da arte: na estampa do seu lençol, no desenho da sua cama, no formato da sua escova de dentes, no desenho da torneira e da pia do banheiro, na xícara que você toma leite, nos talheres, no modelo dos carros na rua e no formato do telefone. Em todos os objetos há um pouco de arte aplicada. Este esforço para produzir objetos bonitos, agradáveis ao olhar, atraentes e harmoniosos, está presente em todas as culturas, em todas as civilizações e em nosso dia-a-dia.
Andando pelas ruas de sua cidade, você passa por uma praça e vê uma escultura, em um edifício vê um mural de mosaico, em uma igreja vê um painel de azulejos ou um vitral colorido. Se você é um observador sensível, e tem tempo, com certeza gosta de ficar olhando para tudo isso.
Essas formas, diferentemente dos objetos utilitários que você usa no dia-a-dia, têm a função de encantar, de provocar a reflexão e a admiração, de proporcionar momentos de prazer e emoção. Essas sensações são despertadas por um conjunto de elementos: a imaginação do artista, a composição, a cor, a textura, a forma, a harmonia e a qualidade da idéia. Nem todos os objetos artísticos têm uma utilidade prática imediata, além de estimular o pensamento, a sensibilidade ou causar prazer estético.
As obras de arte expressam um pensamento, uma visão de mundo e provocam uma forma de inquietação no  observador, uma sensação especial, uma vontade de contemplar, uma admiração emocionada ou uma comunicação com a sensibilidade do artista. A este conjunto de sensações chamamos de experiência estética.
Nem sempre essa experiência é ligada unicamente ao prazer, pois às vezes ficamos inquietos, pensativos, tristes, emocionados, amedrontados ou assustados. O que nos atrai é a sensibilidade do artista, sua imaginação, seu intelecto, sua percepção especial da vida, mesmo quando apresenta aspectos negativos.
O gosto e a sensibilidade para apreciar a arte variam de pessoa para pessoa, de idade para idade, de região para região, de sociedade para sociedade, de época para época. Assim, as manifestações artísticas trazem a marca do tempo, do lugar e dos artistas que as criaram, pois refletem essa variação no conceito de beleza e na função do objeto artístico.
Em muitas sociedades, a arte é utilizada como forma de homenagear os deuses, ou seja, está ligada à religião. Observe como as igrejas, os templos e os túmulos são locais em que a arte se manifesta em todos os tempos. Indumentárias, objetos que são usados em rituais, instrumentos musicais, adereços, imagens, completam os cenários das cerimônias religiosas. Em outras culturas e épocas, a arte surge independente da religião, unicamente como forma de expressão para quem produz, e como oportunidade de experiência especial para quem aprecia.
Qualquer que seja sua direção, a arte está em toda parte e é um elemento definidor da identidade de um povo, de um grupo social e de um indivíduo.
Linguagem....O artista pode se manifestar de diversas formas: pelo som (música e canto), pela linguagem verbal oral ou escrita (literatura), pela linguagem visual (pintura, desenho, escultura, gravura, fotografia, cinema, grafite) ou pela linguagem cênica (teatro e dança). Ou pode ainda expressar-se pela mistura de várias linguagens.
Quando você organiza seus objetos e quadros no seu quarto, ou enfeita o seu caderno, ou coloca gravuras coladas no seu armário, ou quando escolhe suas roupas de forma que combinem, você está usando o seu talento estético, o seu gosto. Dizem “de artista, de médico e de louco todos temos um pouco”. Mas há pessoas que têm a arte como profissão.

O artista é aquele que se realiza expressando-se por meio da criação, da imaginação. Quem se dedica à arte pode ter diversos objetivos, como, entre outros:

• provocar emoção;
• proporcionar prazer estético;
• comunicar aos outros seus pensamentos e sentimentos;
• sentir alegria ou satisfação durante o ato criativo;
• explorar novas formas de expressão;
• perpetuar sua existência no mundo;
• divulgar suas crenças;
• ocupar o tempo de forma criativa;
• documentar o seu tempo;
• homenagear alguém, algum fato ou algumas idéias.

Antigamente os artistas se formavam trabalhando nas oficinas de outros artistas, como ajudantes. Hoje, algumas pessoas se formam em escolas ou universidades especializadas em arte para se transformarem em artistas. Outros, sem qualquer formação sistemática (chamados de autodidatas), começam a produzir arte e se dedicam a essa ocupação durante a vida toda. Tomam a arte como profissão.  Alguns artistas conseguem tanto sucesso com o seu trabalho que ganham muito dinheiro. Outros, passam a vida tentando vender os seus trabalhos sem conseguir mas mesmo assim não abandonam a sua arte, pois o verdadeiro artista não pode viver sem sua forma de expressão.

 Texto baseado no livro “Explicando a Arte”, de Jô Oliveira e Lucília Garcez.



Atividade de Língua Estrangeira para o projeto Um novo olhar sobre Salvador - 2015
















sexta-feira, 17 de julho de 2015

3ª Série -Um Novo Olhar sobre Salvador - Roteiro de Química - 2015

1ª PARTE: PESQUISA

1-   Cada turma deverá ser feita uma pesquisa sobre Gastronomia de Salvador
2-   A pesquisa deverá abranger:
ü  Características da cidade de Salvador,
ü  Influência na cultura da cidade,
ü  Fatos históricos importantes,
ü  Pontos turísticos da cidade,
ü  Cardápio típico da cultura local.
3-   Incluir na pesquisa um cardápio de escolha dentre os pratos típicos da culinária de Salvador e destacar sobre o mesmo os seguintes pontos:
ü  A história do produto relacionando-o a cultura de Salvador,
ü  Ingredientes e Modo de Preparo,
ü  Cuidados na conservação e qualidade do alimento
ü  Composição bioquímica do cardápio de escolha, com suas respectivas características e funções no organismo
ü  Valor calórico do cardápio por porção do escolha numa dieta alimentar diária.


2ª PARTE: APRESENTAÇÃO EM MIDIA

1-   Cada turma deverá documentar e apresentar sobre o conteúdo pesquisado através de filmagem (documentário audiovisual) de até 15’ (quinze minutos).
2-   Entregar o material  em mídia em arquivo com extensão MPEG até 05.08 (quarta-feira).


3ª PARTE: FESTIVAL GASTRONÔMICO –

1- Cada equipe deverá organizar em área específica da escola (local a combinar) mini estandes para FESTIVAL GASTRONÔMICO com cartazes, fotos e quitutes típicos da cultura de Salvador. a ser realizado em 08.08 (sábado),  às 9:00h.
2 – O cardápio em exposição deverá estar identificado por legenda contendo nome e valor calórico por porção, além de ser servido obedecendo todas as regras de higiene e conservação.
3 – Sobre o cardápio de escolha apresentar :
ü  A história do produto relacionando-o a cultura de Salvador,
ü  Ingredientes e Modo de Preparo,
ü  Cuidados na conservação e qualidade do alimento
ü  Composição bioquímica do cardápio de escolha, com suas respectivas características e funções no organismo.

Referências
SÉRIE – O QUE COMEMOS - PROJETO EMBRIÃO
LINKS:
Região Nordeste - Calorias (O que comemos)

Região Norte - Carboidratos (O que comemos)

Região Sul - Proteínas (O que comemos)

O que comemos - Região Centro-oeste - Vitaminas (com Libras)

Região Sudeste - Gorduras (O que comemos)



Carboidratos - aula completa (megaaluno.com)

Lipídios - com dicas de memorização - megaaluno.com

Proteínas